terça-feira, 30 de agosto de 2011

Roxana, Sete Lagoas - MG

Setor Roxana, Sete Lagoas – MG


No dia 20 de agosto, tive o privilégio de conhecer o setor Roxana em Sete Lagoas, próximo a BH, através do amigo Vital, escalador de Belo Horizonte e Guilherme Handel, companheiro de escalada em minha cidade e mais a parceria do seu irmão Vinicius Stalin que guiou pela primeira vez seu primeiro 5° gral! Eu não imaginava muita coisa, antes de conhecer o setor Roxana, porém minhas expectativas foram superadas, o setor conta com paredes de vários tamanhos e alturas, corredores de parede de pedra, eu que estava escalando por dois dias no sitio do Rod em Lagoa Santa, já estava ansioso para conhecer esse tal setor.

Minas Gerais é um estado encantador e na sua capital existem vários setores de escalada esportiva e boulder, tudo próximo e bem localizado! Em Roxana andei perdido em meio a seus corredores de pedra! Tudo era muito interessante pra mim que facilmente visualizo linhas de escalada mesmo onde não tem!

Com tanto potencial e espaço para bastante conquista, logo encontramos pessoal conquistando via nova no setor, depois de andar, escalar e conhecer as vias, na volta eu tive o prazer de entrar na tal via, recém conquistada, como estava um pouco tarde e escurecendo, entrei rápido e isolei os movimentos, como era a primeira entrada, não dava pra visualizar muito a vista, de primeira, mas logo me encaixei e também logo escureceu como não tinha mais ninguém no setor, resolvi jogar pra baixo um bloco que estava solto no final da via, sendo muito convidativo para ser agarrado, bom fiz minha contribuição também! A via deve estar na casa do 8a/b e espero confirmar em outra época com os conquistadores e perguntar o nome da mesma.

Vale muito à pena conhecer esse setor que não é tão novo assim! Com suas paredes e corredores, buracos e formatos variados, o lugar é um prato cheio para se escalar, as paredes sempre tem agarras e buracos, onde se tem vias fáceis e intermediárias, o Vinicius Stalin, guiou pela primeira vez, e teve a oportunidade de fazer sua primeira cadena em sua vida de escala, mandou dois 5° graus! Muito bem Viniboy! Com tantas lembranças já fica a vontade de voltar logo a região de Minas Gerais.


Via Roxana foto: Guilherme Handel

                                               Boas escaladas!




Sitio do Rod

Sitio do Rod


Sitio do Rod fica localizada em Lagoa Santa, próximo a capital de Minas Gerais e caminho para Serra do Cipó! Sempre passei por perto, porém nunca havia tirado um tempo para conhecer tal potencial de escalada na região que é explorado a mais de 16 anos de escalada, o lugar também tem circuito de trilhas para bicicletas, bem, dessa vez recebi o convite do amigo Guilherme Handel para ir para Belo Horizonte, aniversário do seu pai, escalar e visitar seus familiares!

Chegamos quarta feira à noite, 17 de agosto, iniciamos três dias de escalada consecutiva, Primeiro escalamos dois dias no Rod, onde tive o prazer de conhecer um casal muito simpático, o Willian (Japa) e Maria Rita, que me apresentaram as vias de escalada do grupo 2 e 3! O lugar tem grutas e é um sitio arqueológico, onde já foram encontrados restos mortais e utensílios de uma época muito distante.

O convite e parceria não poderia ter sido das melhores, entre tantas vias escaladas na companhia dos amigos, ainda teve tempo para uma seção de cervejas no Rod, bom papo de escalada e revendo as fotos do dia!

No terceiro dia de escalada, fomos conhecer o setor Roxana, que fica em Sete Lagoas, que comentarei em outro post! Com tanta coisa pra se escalar, faltou um pouco de atenção pros pais do amigo, que fazia aniversario no dia 21, domingo, que foi o dia tirado pra descanso e confraternização!

Portanto, digo que vale a pena dar uma passadinha para conhecer o sitio do Rod, é cobrado uma quantia simbólica no valor de 5 reais para escalar no sitio, no mesmo está disponibilizado banheiro, piscina, sauna e área de camping para quem quiser passar mais uns dias, bem próximo existe um restaurante com uma boa comida, lembrando que precisa comunicar um pouco mais cedo para jantar! Quanto às vias de escalada, minhas sugestões são Tapa na Aranha, Carioca, Urtiga, Atleta Do Climbing, El Passeio, Secuzinho e Sedativa, esta última é um lindo 7c, saindo negativo, com agarras grandes e buracos, uma maravilha! Lembrando que é muito importante, não deixar lixos ou impactos, pois o sítio é uma área de preservação ambiental, onde é muito fácil se ver micos e coco tas pelos setores de escalada!

Willian na via El Passeio

Video de Sergio Santos na cadena da via Sedativa 7c.



                                                           Boas aventuras e escaladas.



sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Festival de boulder de São Thomé das Letras

4° Festival de boulder de São Thomé das Letras
Cheguei à cidade na quarta feira a noite, na quinta feira já me deparei com um bloco que não estava no croqui, resolvi abrir uma linha óbvia, em seguida logo saiu o 2° boulder no mesmo bloco, na entrada do setor Leão, que nomeei como, Na Cara do Gol, que junto com amigos, sugerimos V3 e Segundo Tempo, sugerido V2! Seguindo para o setor Guardião onde se encontra o boulder Kamikaze, no qual ainda não havia mandado e ainda quase quebrado o pé em 2009, no segundo festival, após me quedar com um pé fora do crash pad! Para minha surpresa dessa vez saiu em flash! Na seqüência saiu também o Menino da Porteira!  Na sexta feira o pequeno Samuel, mandou a via Dê Ré Pra Trás, 7ª, em lindo estilo! Mostrando que tem potencial também em vias esportivas.
No sábado saiu a cadena da via Quem Acredita Sempre Alcança 8b, lindo teto que segue no setor Leão, onde também tem a De Ré Pra Trás 7b, que saiu também na cadena desde 2010, e a Titan 9a, que ficou para o futuro!
Nesse mesmo teto, o Eliseu Frechou e Juliano Magalhães, nesse festival, abriram uma nova via, Thiago, local de São Thomé, abriu uma variante da Titan, para direita, com mais uma chapa! No mesmo dia a noite, resolvemos fazer um night climbing, Junto de pessoas com uma vib muito boa, como Rodrigo Pessoa, Thiago e Samuel (Mumu) e Gleyci, saiu a cadena do Magneto e Pinçadão, no qual tem um belo movimento com entala mento de joelho na pinça! Além de ver o Mumu, trabalhar o Façanha, uma travessia que sai do Magneto e entra no Pinça, um belo trabalho de calcanhar, Mumu, ou Samuelzinho, tem apenas 14 anos e um grande futuro pela frente,
Entra tantas novidades, teve também a cadena do V13, no sábado a noite, pelo Belê! No dia seguinte para fazer o registro da cadena, ele simplesmente a mandou três vezes! Cadena de V10 para o Tio Dan!
No domingo a tarde, inesperadamente o Pedro Damião, local de São Thomé, que não estava escalando por conta da organização do evento, mandou a via Titan 9a em flash!
Tudo perfeito até a chegada próxima a casa, depois de aproximadamente 11 horas de viajem, me assustei em uma ultrapassagem, quando me deparei de frente com um caminhão! Grande susto que te faz rever seus conceitos e pensar em grandes pessoas, que por esse mesmo motivo não estão mais presentes nesse imenso planeta terra, exemplo disso, foi a morte precoce do escalador alemão Wolfgang Gullich, a nossa querida brasileira Roberta Nunes, que faleceu após capotar no carro do seu namorado o qual estava dirigindo.
Acho que é bom relatar esse acontecimento para que sirva de exemplo as várias situações, concordar com a teoria de que a maior chance de acidentes é na volta e quando se esta perto de casa! Na minha situação, acompanhei uma ultrapassagem de uma carreta. Quando a mesma terminou sua ultrapassagem e entrou no espaço que tinha e me deixou na furada! Um grande susto! Quero ter consciência desse acontecimento e usar como exemplo de vida, usar como experiência e compartilhar com o próximo, principalmente com quem estiver lendo esse relatório.
Encontrei esse texto por acaso e acho que tem tudo a ver com o momento! Boas escaladas a todos!!!...
A VIDA É O TREM QUE PASSA
 
Marillena S. Ribeiro


A vida é o trem que passa
Os sonhos são vagões
O amor é o maquinista
Somos nós, a estação!
 
Adquira seu bilhete, faça sua escolha
O trem vai seguindo continuadamente
Em cada vagão, o desejo de sua mente
...há também tristezas, desilusões
Com a passagem na mão, escolha!
 
A viagem, se longa não sabemos
A bagagem é cada dia vivenciada
Mudar o rumo, podemos
Sem mesmo saber da parada
 
A estação nunca pode estar vazia
Será sempre um passeio viver
Se sentar na janela, aprecie
Tudo é passagem, algo pode reter
 
Cada dia que passa é contagem regressiva
Viaje como se cada instante fosse único
Cada olhar como se fosse o último
 
Respire fundo, o caminho é longo
Encontrará adversidades
...tristezas
...saudades
...abismos
...retas
.curvas
inúmeras serão as vezes
que não veremos o que há além da curva
Mas o percurso seguirá sonhando
 
A vida é uma viagem
Somos mutantes
Somos passageiros
Somos nuvens
Somos fumaça
 
Por não saber decifrar o mapa da vida
Algumas vezes nos  perderemos no trajeto
Mas, para quem sonha, nada é impossível
nunca se perde, sempre se encontra
 
Escute, ouça, é o apito de mais uma partida
Poderá estar partindo para novos lugares
sem roteiros
sem destino
sem poente ou nascente
A direção é para a felicidade
Conduzirá e será conduzido
O maquinista sempre atento
na história, na vida
 
De tudo que viver, uma coisa é certa:
Não se canse da viagem, prossiga
Lute, grite, implore
Mas não desista
...se cansar, acene, sorria
O maquinista não te deixará
Não hesite, não tema
Onde parar, um coração
certamente o acalentará
 
A viagem prossegue
...e sabendo onde quer ir
Vá seguro, você consegue
Sabendo sempre que vai valente...
sua viagem será eternamente...
no vagão de primeira classe.