quinta-feira, 2 de agosto de 2012

5° Festival de boulder de São Thomé das Letras - Brasil


Boa tarde a todos, espero que estejam todos bem. Peço desculpas pela demora em escrever por aqui! 
Com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo; faculdade, provas, entre outras coisas, fiquei sem postar por aqui por um bom tempo.
Venho falar do 5° festival de boulder que aconteceu em São Thomé das Letras nesse último final de semana! 

Como estava previsto para esse ano, saí um pouco mais cedo de casa, chegando uma semana antes do festival, onde pude, junto de Fabiano (morador local) abrir via em Shangri-la, setor novo de boulder e vias esportivas, até mesmo em móvel, como é o caso da via Primitivus.


Na foto, Gibara na cadena:

 No último dia do festival, fomos para Shangri-la tentar a cadena da via Racha Pitanga, última via conquistada no setor, que deve estar na casa do 7b, demorou um pouco para sair a cadena, por ter algumas agarras quebradiças, após limpar o setor, saiu a primeira cadena, logo em seguida saiu tmbm a do amigo Gibara, que aprovou a via!!! As proteções, entre outras coisas, foi a minha contribuição para o setor...mesmo com tantos projetos e paredes perto de casa, não medi esforços em andar mais de 600 km de ida,  só para desfrutar de tudo oque não fiz da outras vez!


Aqui segue o vídeo da via Racha Pitanga:


Sergio em Meia Lua V3, em São Tomé das Letras:
 Mesmo com alguns imprevistos de ultima hora, para mim o festival foi ótimo! Minha intensão era produzir, fazer volume e escalar o máximo que desse, foi oque aconteceu! Até mesmo no ultimo dia, dia de ir para casa, ao invés de acordar cedo e pegar estrada, que nada, fui escalar de manhã, por último me quedei de um bloco e quase nem consigo dirigir por causa de um mal jeito na coluna, após cair de mal jeito, como se fosse um papel caindo, sabe aquele boulder que vc pega a agarra no final do lance r quase fica, mas quando não fica, é sempre pior! 

A baixo segue o vídeo da cadena do Angu Pronto, meu primeiro V7, no setor Chapéu de Palha:


Mandy Passan no Angu Pronto V7:



Tupac em O Lenhador:

Um pouco mais sobre São Thomé das Letras:

São Thomé das Letras ou São Tomé das Letras é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2008 era de 6 880 habitantes, hoje é de 7.000.
Seu nome deve-se a uma lenda sobre o encontro de uma estátua de São Tomé em uma gruta, por um escravo fugido do Barão de Alfenas, juntamente com uma carta de escrita perfeita (impossível a um escravo analfabeto). Tal fato gerou a posterior alforria do escravo pelo seu dono, que ficou bastante impressionado pelo relato do escravo e que ordenou também a construção de uma igreja ao lado da referida gruta, que hoje se encontra no que é o Centro de São Tomé das Letras.
São Tomé das Letras é uma localidade tipicamente na região serrana, edificada sobre um largo depósito mineral de quartzito - conhecidas como pedras-de-são-tomé (utilizadas largamente na pavimentação de bordos de piscinas) que foram utilizadas na construção de algumas casas no município, no calçamento das ruas e, atualmente, muito utilizadas na elaboração do artesanato local.
Sua localização privilegiada, aliada com seu ar rústico e tipicamente mineiro do interior, em ponto montanhoso e elevado a mais de 1400 metros acima do nível do mar nos pontos mais altos do municipio (permitindo a observação de praticamente toda a região ao redor), faz com que a cidade seja destino preferido de muitos turistas entusiastas da natureza e de gentes ligadas às artes em geral, tendo sido inclusive cenário para uma novela antiga da extinta Rede Manchete.
Existem diversas atrações de visita obrigatória, além de escalar e escalar, como a Gruta São Tomé, Gruta do Carimbado, Casa-da-Pirâmide, Formações Rochosas - a da Bruxa é a mais famosa, construções em pedra e as cachoeiras - Shangri-lá, Eubiose, Véu de Noiva, Paraíso e da Lua, entre outras.
Alguns acreditam que São Tomé seja um dos sete pontos energéticos da Terra, o que atrai para o lugar místicos, sociedades espiritualistas, científicas e alternativas, o que dá razão a outro nome: Cidade Mística.
Além disso, a cidade tem o centro histórico tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais desde 1996. Embora adulterado, ainda possui grande significado cultural e ecológico. A Igreja Matriz começou a ser construída em 1785 e possui retábulos do período rococó e o forro marcado pela excelência da pintura do artista colonial Joaquim José da Natividade.
A Igreja de Pedra, tombada em 1985, também é do século XVIII.
Algumas das principais quedas d'água do município são:
Cachoeira da Lua
Vale das Borboletas
Floresta dos Duendes
Cachoeira Véu da Noiva e Paraíso
Cachoeira Antares
Cachoeira Eubiose
Cachoeira do Flávio
Xangrilá.

Referencia bibliografica:

http://pt.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário